Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro comemora nomeação de Mendonça ao STF em evento do Exército

    Mendonça teve a nomeação aprovada na quarta-feira (1º)

    Raphael CoracciniJuliana Alvesda CNN

    Em São Paulo

    Nesta quinta-feira (2), Jair Bolsonaro comemorou a aprovação do nome de André Mendonça pelo Senado para uma vaga no STF. O presidente disse que a nomeação, aprovada pelo Senado na quarta-feira (1º), era motivo de felicidade.

    “Hoje, para todos nós, cristãos, também é dia bastante feliz. No dia de ontem, conseguimos enviar para o STF um homem terrivelmente evangélico”, afirmou Bolsonaro em evento de formação de sargentos do Exército, no Rio de Janeiro.

    Ele comemorou o avanço no que chamou de “compromisso” que havia assumido. “Era um compromisso nosso de mandar para a Suprema Corte uma pessoa que tem Deus no coração”.

    Na noite da quarta-feira, após a vitória no Senado, Bolsonaro havia parabenizado Mendonça ao dizer, já na ocasião, que o “compromisso” de levar um “terrivelmente evangélico” para o STF havia sido concretizado.

    Segundo indicado no STF

    André Mendonça foi a segunda nomeação de alguém indicado por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal. O primeiro indicado pelo atual presidente da República para ocupar uma cadeira na Corte foi Kassio Nunes Marques, em 2020.

    Mendonça teve a menor votação entre todos os atuais ministros do STF, com 47 votos a 32 no plenário do Senado Federal. Antes, na CCJ, a votação também foi mais equilibrada do que nas nomeações anteriores: com 18 votos a favor de Mendonça e nove contra.