Bolsonaro ainda tem trunfos em seu discurso, diz especialista
Andrei Roman, à CNN, ainda projetou a ida do presidente na Assembleia-Geral da ONU, na próxima segunda-feira (19)
O cientista de dados e cientista político Andrei Roman disse, em entrevista à CNN neste sábado (17), que Jair Bolsonaro (PL), mesmo estando atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a última pesquisa de intenção de voto Ipespe, divulgada neste sábado, “ainda tem armas em seu discurso” para se manter vivo na disputa eleitoral.
“As chances são consideráveis [de Lula vencer em primeiro turno], tendo em vista que esses 45% de intenções não refletem os votos válidos. Em muitas, considerando os votos válidos, ele ganha em primeiro turno, mas como a gente tem uma consolidação grande dos votos do Bolsonaro também, é perigoso falar que o Lula já venceu. O Bolsonaro ainda tem armas em seu discurso, como a melhora econômica, o combate à corrupção e valores mais conservadores”, disse.
Ele ainda comentou sobre como a agenda internacional de Bolsonaro na próxima semana pode ajudar, ou não, na reta final de campanha. Ele viaja para Londres, onde participa do funeral da Rainha Elizabeth II e discursa na Assembleia-Geral da ONU. Para Roman, um eventual isolamento “pode ser explorado” pelos concorrentes.
“Essas viagens representam oportunidades, principalmente de colocar o Bolsonaro como um ‘líder’ relevante internacionalmente, então na medida em que ele consegue aproveitar bem essas oportunidades […] Vimos nos últimos anos uma dificuldade em termos de dialogar com líderes dos países mais desenvolvidos, esse isolamento pode ser explorado e comentado”, afirmou.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.