Bolsonaro acena a ministros que Jorge Oliveira pode ser indicado ao TCU
Vaga será aberta pela antecipação da aposentadoria do presidente da corte, José Múcio
O presidente Jair Bolsonaro sinalizou a ministros do Tribunal de Contas da União que vai indicar o ministro da secretaria geral da presidência da República, Jorge Oliveira, para o TCU, na vaga que será aberta pela antecipação da aposentadoria do presidente da corte, José Múcio.
A informação também já chegou a lideranças do governo no Congresso.
Leia também:
Conheça o perfil de Jorge Oliveira
Favorito de Bolsonaro para o STF, Kassio Nunes busca apoio no Senado
Quem é Kassio Nunes Marques, cotado para vaga de Celso de Mello no STF
Entre os ministros de governo, Oliveira é um dos que têm melhor relacionamento com o TCU. Ele era o favorito de Bolsonaro para outra cadeira, a de ministro do Supremo Tribunal Federal. Mas com articulações mais avançadas para escolha de outro nome para suprema corte, Jorge Oliveira desponta agora para o TCU.
No contato com integrantes do tribunal, de acordo com relatos feitos à CNN, houve um pedido a Bolsonaro para que o indicado não tenha arestas com o TCU, o que teria inviabilizado o nome de outro cotado, o de Wagner Rosário, atual ministro da Controladoria Geral da União.
Rosário judicializou decisões do TCU e protagonizou atritos com auditores do tribunal. Entre interlocutores, há expectativa de que Bolsonaro encaminhe a indicação em novembro.
O ministro José Múcio deve protocolar aposentadoria entre 12 e 30 de dezembro.