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    Autismo: Câmara analisa projeto que define formação de acompanhante escolar de pessoas com o transtorno

    Caso o PL 1049/24 vire lei, quem já atua como acompanhante especializado terá cinco anos para se adequar às exigências

    Da CNN

    A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que define a formação e a atuação do acompanhante a que têm direito as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluídas em classes comuns no ensino regular.

    Segundo o PL 1049/24, de autoria do deputado Felipe Saliba (PRD-MG), a pessoa deverá ser formada em pedagogia ou alguma área da saúde e também poderá acompanhar no ensino regular pessoas com deficiência em geral.

    Caso o projeto se torne lei, quem já atua como acompanhante especializado terá cinco anos para se adequar às exigências de formação. O texto inclui a obrigatoriedade na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

    De acordo com o deputado Felipe Saliba, são comuns relatos de escolas que não conseguem prover o atendimento necessário às pessoas com TEA.

    “Tão problemáticos são os casos de profissionais sem a devida qualificação que, mesmo com boa vontade, não conseguem apoiar devidamente o estudante”, disse o parlamentar.

    A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

    O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o comprometimento do neurodesenvolvimento caracterizado por:

    • Déficit na comunicação e interação social;
    • Padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses.

    Quais são os níveis do TEA?

    O transtorno é classificado de acordo com o grau de dependência do indivíduo.

    • Nível 1: Habilidades de comunicação relativamente intactas. Indivíduos que podem se adaptar bem a mudanças na rotina;
    • Nível 2: Dificuldade para interpretar expressões faciais e compreender nuances da linguagem (como metáforas). Indivíduos podem necessitar de apoio extra em situações sociais mais complexas;
    • Nível 3: Necessidade de apoio para se comunicar, o que pode prejudicar interações sociais, além de dificuldade para se adaptar a mudanças, o que pode causar isolamento social.

    Nomenclatura

    Classificações como autismo atípico ou síndrome de Asperger não são mais usadas. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais substituiu esses termos por um único diagnóstico: Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    (Publicado por Lucas Schroeder, com informações da Agência Câmara)

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