Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Atrito aqui? Olha o sorriso dele e olha o meu”, diz Rui Costa ao lado de Haddad

    Ministro da Casa Civil foi questionado sobre um conflito com o Ministério da Fazenda

    Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista coletiva
    Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista coletiva Reprodução/CNN

    Da CNN

    Ao ser questionado sobre um atrito entre a Casa Civil e o Ministério da Fazenda, o ministro Rui Costa pediu, nesta quinta-feira (23), para ser observado seu sorriso e do ministro Fernando Haddad.

    Segundo Costa, o teor do encontro entre os dois “foi o trabalho em conjunto para o governo Lula dá certo, essa parceria da Fazenda e Casa Civil, trabalhando junto para que o governo Lula dê certo. Estamos trabalhando firmes e vamos nessa parceria, garantindo emprego e renda para que o Brasil melhore”.

    Haddad explicou que vários assuntos foram abordados. “Falamos sobre Copom [Comitê de Política Monetária], Congresso, soluções para a tramitação das medidas provisórias, uma agenda longa e o projeto vai vingar, isso que é importante”, declarou.

    Conforme informações da repórter da CNN Tainá Falcão, Haddad e Costa travam uma disputa por espaço nos bastidores do governo federal.

    A disputa entre os dois foi evidenciada com a discussão da nova regra fiscal que vai substituir o teto de gastos. Há semanas, membros da equipe da Fazenda falam de uma possível interferência de Rui Costa no projeto econômico.

    Na terça-feira (21), Haddad ficou 45 minutos na sala de espera de Costa para participar de uma reunião com a junta da Casa Civil sobre a nova regra fiscal. O ministro da Fazenda desistiu de aguardar e foi embora antes do início do encontro, deixando outras pessoas de sua equipe para participar da reunião.

    De acordo com pessoas próximas da situação, a disputa não se trata de imposição de ideias ou projetos, apenas de quem ocupa um espaço maior.

    Tanto Haddad como Costa são muito próximos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e são nomes prováveis para a sucessão do presidente.

    (*Publicado por Douglas Porto com informações de João Rosa e Rudá Moreira)