Após RJ, PDT negocia aliança com PSD em MG
O presidenciável Ciro Gomes deve se reunir na sexta-feira (11) com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, para discutir palanque estadual
Após ter fechado acordo no Rio de Janeiro, o PDT tenta agora repetir uma aliança eleitoral com o PSD em Minas Gerais.
Na próxima sexta-feira (11), o pré-candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, tem reunião marcada com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
A intenção do partido é apoiar a pretensão do prefeito ao governo mineiro em troca de um palanque estadual a Ciro em Minas Gerais.
“Nós estamos em diálogo”, disse à CNN o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. “Nós buscamos uma aliança que garanta palanque para nosso candidato a presidente”, acrescentou.
Em 2018, o prefeito de Belo Horizonte anunciou apoio a Ciro na sucessão presidencial. E, em 2020, o PDT apoiou a reeleição de Kalil na capital mineira.
Caso um aliança entre PDT e PSD tenha êxito em Minas Gerais, o partido de Ciro discute a possibilidade de emplacar um candidato ao Senado Federal.
Na semana passada, foi anunciada uma aliança do PDT com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PSD.
A intenção é que as duas siglas lancem uma dobradinha do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do PDT, e do ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz, do PSD. (PSD).
A definição de quem encabeçará a chapa ao governo estadual será tomada em um segundo momento.
“No Rio de Janeiro, nós fizemos um entendimento que é local, não tem a ver com a questão nacional ainda, de um pré-entendimento entre o PDT e o PSD de marcharmos juntos para oferecer ao povo do Rio de Janeiro uma alternativa de governo”, disse Ciro Gomes.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.