Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Após morte de militante, PT de Brasília orienta apoiadores contra violência em evento com Lula

    Ex-presidente deve participar nesta terça-feira (12) de ato em apoio ao pré-candidato ao governo local, Leandro Grass, pela coligação PT-PV-PCdoB

    Basília Rodrigues

    Após a morte de um militante petista, o PT decidiu reforçar as orientações de segurança aos apoiadores que pretendem participar de evento de pré-campanha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta terça-feira (12). Os organizares do ato político encaminharam a aliados uma lista com sete recomendações em que afirmam que “ações heroicas podem causar riscos desnecessários” a própria pessoa ou outros militantes do grupo.

    As orientações vão desde a “não aceite provocação” à precaução de que os militantes levem “camiseta não militante debaixo da vermelha caso precise andar sozinho no trajeto para casa em locais públicos”.

    A assessoria de campanha de Lula confirmou à CNN que ele estará presente no evento. O ato é de apoio ao pré-candidato ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass (PV) e a pré-candidata ao Senado, Rosilene Corrêa (PT), pela Federação PT-PV-PCdoB.

    O evento vai ocorrer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 17h, e é aberto ao público. Não é obrigatório deixar dados pessoais para credenciamento. Porém, uma das orientações de segurança é que os apoiadores preencham uma ficha de informação para facilitar a identificação das pessoas que estejam no local.

    No sábado passado (9), o agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, assassinou a tiros o guarda municipal e dirigente do PT em Foz do Iguaçu Marcelo Aloizio de Arruda. O crime ocorreu enquanto Arruda comemorava o seu aniversário, cujo tema era Lula.

    Leia as recomendações que o PT encaminhou a apoiadores nesta segunda-feira (11):

    1. Não aceite provocação de bolsonaristas infiltrados;
    2. Não discuta nem agrida nenhum provocador. Ações heróicas podem causar riscos desnecessários à você e ao teu coletivo de militantes;
    3. Se achar alguém suspeito que pareça ser uma ameaça, avise à equipe de segurança;
    4. Preencha a lista de presença no link;
    5. Tire fotos e grave situação de ameaça;
    6. Ande em grupos até parada de ônibus e rodoviária;
    7. Evite se expor a situação de risco. É bom ter uma camiseta não militante debaixo da vermelha caso precise andar só no trajeto para casa em locais públicos.