Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apib indica lista tríplice para a chefia do Ministério dos Povos Originários a Lula

    Compõem a lista a deputada federal eleita Sonia Guajajara, a deputada federal Joenia Wapichana e o vereador Weibe Tapeba

    Danilo Moliternoda CNN

    São Paulo

    A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) divulgou nesta segunda-feira (12) a lista tríplice que indica ao governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a chefia do Ministério dos Povos Originários.

    Os indicados são: a deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP); a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), que não conseguiu se reeleger no pleito de 2022; e o vereador de Caucaia, no Ceará, Weibe Tapeba (PT).

    Caso seja escolhida por Lula, Sônia Guajajara abandonaria o mandato da Câmara, recém-conquistado; Weibe Tapeba deixaria o cargo em Caucaia.

     

    A lista foi apontada em uma carta aberta divulgada pela entidade. No documento, a Apib afirma que as indicações têm como objetivo “assegurar a autodeterminação dos povos, o respeito às diversidades culturais e espirituais e a garantia de plenas condições de vida, saúde, educação e sustentabilidade dos povos indígenas e de todo povo brasileiro”.

    Há outras sete entidades indígenas que assinam a carta aberta. Estão entre elas a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho do Povo Terena, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e a Grande Assembléia do povo Guarani (ATY GUASU).