Apesar de sessão secreta, Congresso Nacional quer tornar público o que for discutido em reunião com diretor da Abin
Comissão de Inteligência irá ouvir o diretor da agência na quarta-feira. Ramagem deve participar do encontro
A Comissão Mista de Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional pretende tornar público o que for discutido durante participação do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, na próxima reunião do colegiado, quarta-feira (25).
Pelo regimento interno do Congresso, todas as sessões da CCAI são secretas, já que se discute assuntos sigilosos que podem influenciar na segurança do país.
No entanto, à CNN, o presidente do colegiado, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), afirmou que, após o encontro de quarta, irá colocar em votação um requerimento para que seja divulgado o que for dito na sessão.
São questões de interesse público o que será discutido com o diretor da Abin. Após deliberação, a ideia é que aquilo que for discutido possa ser publicizado. Vou propor essa divulgação e submeter ao crivo dos colegas. Quanto mais transparência, melhor para todos
Paulo Alexandre Barbosa
Segundo o presidente da CCAI, a presença do diretor da Abin na reunião foi confirmada pelo próprio Luiz Fernando Corrêa em contato telefônico entre os dois.
Monitoramento
Corrêa deverá prestar esclarecimentos sobre as investigações da Polícia Federal a respeito de um sistema de monitoramento de telefones celulares que teria sido usado durante o governo Jair Bolsonaro (PL) contra adversários políticos, jornalistas e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O período sob investigação da PF, por decisão do STF, envolve a gestão do atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à frente da Abin – ele é integrante titular da Comissão Mista de Atividades de Inteligência.
Nos últimos dias, a base do governo tentou fazer com que Ramagem não participasse da sessão de quarta, mas a presença do parlamentar foi confirmada pelo presidente da CCAI.
“Ele (Ramagem) é membro da Comissão Mista de Atividades de Inteligência. Regimentalmente, não há nada que o impeça de participar da sessão com o diretor da Abin. Inclusive, será importante o deputado usar o espaço para esclarecer o assunto aos demais parlamentares”, completou o presidente da CCAI.
Outro membro titular da comissão, é um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).