Ibaneis diz à CNN que situação social do DF melhorou, mas admite filas em programas
Candidato do MDB à reeleição afirma ter realizado a “melhor gestão da pandemia do país”
O governador e candidato à reeleição pelo Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse em entrevista à CNN nesta segunda-feira (15) que o combate à desigualdade social avançou durante sua gestão, mas admitiu ainda haver filas em programas do governo.
Ele destacou a criação do Cartão Gás, do Cartão Creche e do Prato Cheio ao mencionar o combate à pobreza, mas atribuiu à pandemia de Covid-19 a dificuldade em realizar maiores avanços. Mesmo assim, disse ter feito a “melhor gestão de pandemia do país” e respondeu às críticas por ter viajado ao Nordeste em abril de 2020, no começo da crise sanitária.
“Não tenho nada a me arrepender da pandemia. Tomei as decisões mais acertadas. Trabalhei quase todos os dias, tirando esses em que passei em Alagoas. Mas eu precisava de um descanso”, disse.
Ibaneis disse ainda estar “em paz” com a aliança recentemente firmada com o ex-governador José Roberto Arruda (PL). A parceria, afirmou, é “pelo bem da cidade”.
“Neste momento, ele [Arruda] teve todos os seus processos anulados. É uma força política no Distrito Federal, juntamente com a candidata ao Senado Flávia Arruda [mulher de Arruda], que integrou o governo. A Flávia fez algumas indicações no nosso governo e nos ajudou a governar. E nós temos hoje uma parceria eleitoral que é para o bem da cidade”, afirmou.
Arruda governou o Distrito Federal entre 2007 e 2010 e foi condenado sob acusação de crimes de falsidade ideológica e corrupção. Em março deste ano, foi absolvido. Em agosto, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), o liberou para concorrer às eleições.
Na entrevista, Ibaneis ainda reiterou a aliança com Jair Bolsonaro (PL). O governador afirma ter alinhamento “programático” com o presidente e criticou decisões de Bolsonaro que limitaram a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo ele, o presidente usou meios “artificiais” para diminuir os preços dos combustíveis, o que acarretará problemas econômicos aos estados.
Durante esta semana, outros candidatos ao governo do Distrito Federal serão entrevistados pela CNN. Na terça-feira (16), é a vez de Leila Barros (PDT). Leandro Grass (PV) será ouvido na quarta-feira (17), e Izalci Lucas (PSDB), na quinta-feira (18).
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos – os candidatos ao governo do Distrito Federal
- 1 de 11
Governador Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição no Distrito Federal • Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
- 2 de 11
O senador Izalci Lucas, candidato do PSDB ao governo do Distrito Federal • Foto: Agência Câmara/ Divulgação
- 3 de 11
A senadora Leila Barros, candidata do PDT ao governo do Distrito Federal • Jefferson Rudy/Agência Senado
-
- 4 de 11
Leandro Grass, deputado distrital, é o candidato do PV ao governo do Distrito Federal • Foto: Nina Quintana/ site pessoal
- 5 de 11
Keka Bagno, candidata do PSOL ao governo do Distrito Federal
- 6 de 11
O professor Robson da Silva (PSTU), candidato ao governo do Distrito Federal • Divulgação
-
- 7 de 11
Paulo Octávio é o candidato do PSD para o governo do Distrito Federal. Ele já ocupou o cargo, em 2010, por 12 dias • Divulgação PSD
- 8 de 11
Lucas Salles (DC) é publicitário e é candidato ao governo do Distrito Federal
- 9 de 11
Renan Arruda é o candidato do PCO ao governo do Distrito Federal • Divulgação PCO
-
- 10 de 11
Coronel Moreno é o candidato pelo PTB • Reprodução Instagram
- 11 de 11
Teodoro da Cruz (esq.) é o candidato do PCB