Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Antonio Brito mantém candidatura para presidente da Câmara, mas não descarta desistir

    Líder do PSD indicou que negociações com Arthur Lira e Hugo Motta podem fazer partido mudar de posição

    Carol Rositoda CNN , Brasília

    O líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (BA), disse que mantém sua candidatura na disputa pela presidência da Casa.

    O anúncio ocorreu nesta terça-feira (5) após uma reunião com os deputados da bancada para discutir o cenário para 2025.

    Pela primeira vez, Brito sinalizou que pode abrir mão da disputa em troca de discutir a presença do PSD na distribuição de cargos na Câmara.

    O deputado afirmou que pretende “abrir diálogo” com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito na disputa pela sucessão.

    Fiz uma ponderação à bancada e coloquei que, se dialogarmos com o presidente Arthur Lira e com o candidato apoiado por ele, Hugo Motta, com o objetivo de manter as proporcionalidades que o PSD tem conquistado na Casa, nós voltaremos à bancada para dialogar se esta deseja manter a candidatura ou realizar alguma mudança

    Antonio Brito

    “Pesou”

    Brito também fez críticas em relação ao apoio do PT a Motta. Por ser da base aliada do governo, o PSD esperava o endosso do PT à candidatura de seu líder.

    O PT, no entanto, juntou-se a outras 11 legendas que já oficializaram apoio ao candidato do Republicanos, diminuindo as chances de o PSD de seguir na disputa.

    “Pesou a posição do PT e do governo em apoiar Hugo Motta. Isso teve um impacto, pois é uma bancada do governo, com compromissos de lealdade ao PT e ao governo”, comentou.

    Segue na liderança

    Na tarde desta terça-feira, a bancada também decidiu, por unanimidade, reconduzir Brito à liderança da legenda até 2025.

    “A recondução à liderança do PSD para o ano de 2025 é a prova de que a confiança da bancada na condução do líder é essencial para que possamos não apenas conduzir as negociações dentro da Casa, mas também as tratativas com os demais líderes partidários”, comentou.

    Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

    Tópicos