Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Andrea Paes Leme é nomeada ‘número 2’ da Secretaria da Cultura

    No dia anterior, o governo havia exonerado Pedro Horta da função de secretário adjunto da pasta

    Diego Freire, , da CNN, em São Paulo

    Em ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15), Andrea Abrão Paes Leme foi nomeada secretária adjunta da Secretaria Especial de Cultura. No dia anterior, o governo havia exonerado Pedro Horta da função, que é considerada a segunda mais importante na hierarquia da pasta.

    A portaria desta quarta-feira, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil Walter Braga Netto, exonera Paes Leme de seu cargo anterior ao nomeá-la secretária adjunta. Em abril, ela foi nomeada diretora do Sistema Nacional de Cultura na secretaria, que é vinculada ao Ministério do Turismo.

    Segundo seu perfil em uma rede profissional, Andrea Paes Leme é advogada especializada em licitações e processos administrativos e atua há cerca de 30 anos no setor público. Até o início do ano, era advogada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

    Antecessor exonerado duas vezes em dois meses

    O antecessor de Paes Leme na função de secretário adjunto foi exonerado do cargo duas vezes no período de dois meses.

    Ex-chefe de gabinete de Regina Duarte, Pedro Horta havia sido nomeado secretário adjunto da Cultura em abril. No entanto, em maio, ainda antes da exoneração da atriz como secretária da Cultura, Horta havia sido exonerado da função.

    Com a nomeação de Mario Frias como novo titular da Cultura, em 19 de junho, Horta foi reconduzido ao posto. Porém, não chegou a permanecer um mês no cargo e, em 15 de julho, foi novamente exonerado. 

     

    Tópicos