Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    William Waack: Após quatro meses, começa articulação do governo Lula

    Planalto inicia reuniões com partidos que têm ministérios em busca de votos no Congresso

    William Waackda CNN , Em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou oficialmente nesta segunda-feira (8) a articulação política de seu governo. É um fato estranho para um governo que já tem mais de quatro meses trabalhando.

    Pois, nas entrelinhas, está implícito que o governo até aqui carece de uma boa articulação.

    Não é especulação: de novo, é fato que se expressou em derrotas no Congresso, brigas dentro do Palácio do Planalto, desarticulação entre os ministros, declarações desconexas entre partido do governo e ministro da Fazenda sobre questão das contas públicas – entre outras coisas.

    Pode-se argumentar, com toda razão, que essas confusões ocorrem nas melhores famílias – imagine em uma com 37 ministérios.

    Sem dúvida, a tarefa de articulação seria mais fácil se o governo tivesse um plano que fosse uma agenda clara para todos implementarem – o que parece, não é o caso.

    Mas articulação política é também uma questão de ritual.

    Ritual de respeito a um outro poder, como o Legislativo.

    O governo Lula avançou em cima de Câmara e Senado para desfazer medidas – como o Marco do Saneamento e a privatização da Eletrobras – que haviam passado pelo Congresso.

    Lula não foi muito feliz em seu primeiro dia como supremo articulador oficial. Seu governo indicou um nome para compor a diretoria do Banco Central, mas esqueceu de avisar o Senado, que tem a função de sabatinar o indicado. Resultado: pegou mal.

    Tópicos