Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Análise: com posição sobre Venezuela, Lula insiste em se alinhar às autocracias

    Lourival Sant'anna diz que o presidente brasileiro mantém relacionamento também com países como China e Rússia

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “insiste em se alinhar às autocracias” em um momento crucial para a geopolítica mundial, de acordo com o analista de Internacional da CNN Lourival Sant’anna.

    No programa WW desta quinta-feira (1º), Sant’anna avalia que o mundo está atualmente dividido entre autocracias e democracias, em uma discussão sobre qual sistema é mais eficiente.

    Neste contexto, Sant’anna argumenta que Lula poderia estar se alinhando com países que defendem a democracia, especialmente considerando que o próprio presidente brasileiro sofreu uma tentativa de golpe após derrotar o Jair Bolsonaro (PL).

    A tendência percebida do Brasil é a aproximação com regimes autocráticos. “O presidente Lula insiste em se alinhar com as autocracias da China, da Rússia, do Irã e da Venezuela, de Cuba, que é irrelevante, mas, enfim, para falar dos países principais”, disse Sant’anna.

    Esta postura, segundo análise, não está alinhada com os valores democráticos que ainda são predominantes no Brasil.

    “Eu ainda acredito que o Brasil é um país democrático e que, provavelmente, a maioria dos brasileiros seja a favor da democracia”, pontuou.

    Debate sobre sistemas políticos

    Sant’anna enfatizou que o debate atual sobre sistemas políticos “não tem nada a ver com ser de esquerda ou de direita, não tem a ver com a visão do tamanho de Estado”.

    Para ele, a questão central é a eficiência dos modelos democráticos em relação aos autocráticos, e expressa preocupação com o fato de que as duas principais correntes políticas do Brasil atualmente são, em sua opinião, antidemocráticas.

    Sant’anna reafirmou sua crença, porém, de que o Brasil permanece, em princípio, um país capitalista de democracia liberal.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos