Alta taxa de “voto definitivo” é significativo dessas eleições, diz professor
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21), Jose Álvaro Moisés, cientista político e professor da USP, avaliou o cenário eleitoral
José Álvaro Moisés, cientista político e professor da USP, avaliou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21), que as eleições de 2022 têm uma série de excepcionalidades. Entre eles, a alta taxa de “voto definitivo”, ou seja, eleitores que não pretendem mudar de candidato, alguns dias antes da votação.
Segundo pontuou, esse fenômeno acontecia na véspera ou antevéspera do primeiro turno, mas, ao longo do tempo neste ano, muitas pesquisas apontaram estabilidade e alta taxa de eleitores que não devem alterar sua escolha.
“As pessoas estão mais atentas, conscientes do processo eleitoral. Por isso, tomaram as decisões com maior antecedência, levando em conta o grau de polarização que ocorreu”, destacou.
*veja a entrevista completa no vídeo acima
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.