Aliança entre PDT e PSD no RJ é de âmbito regional, diz Ciro Gomes
Presidenciável pelo PDT disse que quem decide tratativas é o presidente do partido, Carlos Lupi
O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) falou neste domingo (6) sobre as possíveis alianças em seu palanque, tanto regionais quanto nacionais.
“No Rio de Janeiro, nós fizemos um entendimento que é local, não tem a ver com a questão nacional ainda, de um pré-entendimento entre o PDT, do Carlos Lupi, e o PSD, do Eduardo Paes, de marcharmos juntos para oferecer ao povo do Rio de Janeiro uma alternativa de governo”, apontou Ciro em entrevista coletiva.
O presidenciável ressaltou quem conduz as conversas sobre as alianças é o presidente do Partido Democrático Trabalhista, Carlos Lupi.
“Quem conduz essas tratativas é o meu amigo, irmão, presidente do meu partido, Carlos Lupi. A minha tarefa é formular propostas e agitar uma equipe gigantesca para oferecer propostas concretas”, afirmou.
A aliança entre PDT e PSD no palanque fluminense foi costurada por Paes e por Lupi. A aliança se dá em torno dos nomes do ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves (PDT) e do ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD). A definição de quem encabeçará a candidatura a governador ficará para depois.
Quando questionado sobre as alianças nacionais, Ciro se manteve cauteloso: “sob o ponto de vista nacional, ‘paciência, paciência, paciência, porque o tempo pede essa paciência.”
Neste domingo, o presidenciável participou de uma agenda com o secretariado de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e ressaltou o papel de Lupi nas conversas iniciais. “Onde ele [Lupi] assinar, eu assino embaixo, de olho fechado.”
Lupi afirmou à CNN neste sábado (5) que a candidatura de Ciro Gomes à Presidência em 2022 é “irremovível”.
O presidente do PDT também avaliou que as alianças são sempre possíveis, e citou conversas em andamento com o partido Rede Sustentabilidade, que lançou Marina Silva como candidata em 2018, e com o Cidadania, além de conversas com os políticos ACM Neto (DEM), que deve se candidatar ao governo da Bahia, e Eduardo Paes.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por todas as plataformas digitais.
Veja quais são os pré-candidatos à Presidência da República
[cnn_galeria active=”498616″ id_galeria=”551830″ title_galeria=”Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022″/]