Aliados de Lula tentam apoio de Pedro Malan
Economista foi ministro da Fazenda durante todo o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e um dos formuladores do Plano Real, em 1994
Aliados da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República montaram, nas últimas horas, uma operação para tentar convencer o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan a declarar apoio ao petista no primeiro turno.
Malan foi ministro da Fazenda durante todo o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e um dos formuladores do Plano Real, em 1994, ao qual o PT foi um duro crítico.
Dois personagens que recentemente declararam apoio a Lula integram a operação. Um deles é o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Amaral, amigo de Malan, e que ocupou o posto em Washington durante o governo FHC.
Amaral integra um grupo junto com José Gregori, Rubens Ricupero e Aloysio Nunes Ferreira, que são figuras históricas ligadas ao PSDB e próximas a FHC, mas que já declararam apoio a Lula neste ano.
A CNN, Sergio Amaral confirma o movimento. “A iniciativa não é minha. Eu soube desse movimento e gostaria que ele declarasse, mas não tomei nenhuma iniciativa sobre isso”, afirmou Amaral a CNN.
Outro que integra a operação é o ex-ministro de Lula Cristovam Buarque, que se reaproximou do petista e, junto com outros ex-candidatos a presidente da República, declarou apoio a Lula, movimento antecipado pela CNN.
Os primeiros sinais, contudo, são de que Malan não pretende aderir ao movimento.