Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alcolumbre estuda votar na semana que vem MP que muda nomeação de reitores

    Segundo aliados do presidente do Senado, nesta quarta houve um movimento forte de senadores pela devolução do MP ao governo

    Thais Arbexda CNN

     

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre
    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre
    Foto: Adriano Machado/Reuters

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avalia colocar em votação na próxima semana no Congresso a medida provisória editada pelo governo nesta quarta-feira (10) que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores para universidades e institutos federais durante a pandemia do coronavírus sem consulta prévia à comunidade acadêmica

    Segundo aliados de Alcolumbre, nesta quarta houve um movimento forte de senadores pela devolução do MP ao governo. O presidente do Senado tem avaliado, no entanto, que o ato seria uma medida muito drástica. 

    Neste cenário, Alcolumbre passou a articular a análise da medida e pensar em caminhos para abrir uma sessão virtual do Congresso. Há, inclusive, uma sessão marcada para a próxima quarta-feira (17). Até lá, a expectativa é que Câmara e Senado cheguem a um acordo pela derrubada do ato do governo. Uma medida provisória primeiro é encaminhada aos deputados e, em seguida, passa pelos senadores.

    A aliados, Alcolumbre tem dito que a medida tem um peso político muito grande e que o Congresso não pode dar aval a um ato de tamanha magnitude para Weintraub. O entendimento do presidente é o de que o plenário é soberano e, com a derrubada da medida, o Congresso dará seu recado de forma menos extremada.