Alcolumbre e Planalto articulam votações no Senado em janeiro
Plano inicialmente traçado prevê que as sessões sejam retomadas em 18 de janeiro
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, e o Palácio do Planalto trabalham para que as votações sejam retomadas no Senado em janeiro.
O plano inicialmente traçado prevê que as sessões sejam retomadas em 18 de janeiro. Com isso, as votações no plenário seriam retomadas ao menos duas semanas antes do previsto. Oficialmente, a sessão legislativa começa no dia 2 de fevereiro.
A extensão dos trabalhos para janeiro atenderia a dois propósitos. De um lado, ajudaria Alcolumbre nas articulações para fazer seu sucessor, segundo relator de um aliado. O senador do Amapá, que não pode concorrer à reeleição, trabalha pelo nome de Rodrigo Pacheco, também senador pelo DEM.
Leia e assista também
Maia defende suspensão do recesso legislativo no Congresso em janeiro
Brasil ainda não sabe qual será o Orçamento de 2021 – e por que isso é ruim
Por outro lado, permitiria ao governo agilizar a votação de alguns projetos. A pauta, no entanto, ainda não foi definida, de acordo com um integrante da articulação.
A mesma estratégia tem menos chances de prosperar na Câmara dos Deputados, na avaliação de líderes partidários e de integrantes do Palácio do Planalto. Apesar de o atual presidente, Rodrigo Maia, advogar pela retomada das votações em janeiro, a avaliação é que a ideia não prospera diante da resistência de Arthur Lira, candidato à presidência da Casa.