Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Alckmin vai ao sul de Minas em busca de voto moderado em nova fase de campanha

    Ex-governador conversou com setores do agro e religiosos em estratégica para atrair voto útil no primeiro turno; Lula deve investir em agendas menores e segmentadas.

    Alckmin e Lula, companheiros de chapa na corrida pelo Planalto em 2022
    Alckmin e Lula, companheiros de chapa na corrida pelo Planalto em 2022 Foto: Ricardo Stuckert

    Tainá Falcãoda CNN

    O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), vice da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu início a uma série de viagens pelo sul de Minas Gerais, onde petistas enfrentam resistência, segundo pesquisas.

    Alckmin visitou Poços de Caldas e Uberlândia nesta terça-feira (13) e finalizou o dia em reunião com presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pela primeira vez, recebe representante de uma chapa presidencial. Antes, o ex-governador conversou com empresários do setor de turismo e representantes do agronegócio.

    A estratégia faz parte de uma ofensiva pelo voto útil para vencer no primeiro turno. Pela manhã, em reunião com comunicadores dos partidos que apoiam a chapa Lula-Alckmin, o ex-presidente Lula voltou a pedir ajuda para vencer a disputa no próximo dois de outubro.

    “É preciso acreditarmos que é possível vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha ‘ah, não vamos falar em ganhar em primeiro turno porque parece soberba’. Mas se tem candidato com 1% achando que vai ganhar, eu que tenho 46%, tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam. Sem desprezo a ninguém”, disse.

    Para esta reta final de campanha, o PT discute novas formas de comunicação, que podem alterar formato dos comícios.

    Os grandes atos seriam substituídos por caminhadas com discursos em carros de som e encontros segmentados, com setores específicos. A ideia é dar dinamismo às agendas e aumentar o volume de compromissos diários.

    A segurança do ex-presidente, que já sofreu adaptações por conta dos últimos registros de violência política, teria que ser novamente reforçada.

    As opções estão na mesa e devem ser colocadas em prática nos últimos dez dias de campanha, quando a comunicação pelo voto útil também será mais explícita, com mensagens direcionadas, por exemplo, a trabalhadores de classe média, evangélicos de baixa renda e eleitores, atualmente, decididos pelo voto nulo ou branco.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Os candidatos e as candidatas a vice-presidente em 2022