Alckmin e Haddad dividem palanque diante de impasse sobre candidatura em SP
Enquanto o PT tenta costurar um acordo com Márcio França, o pré-candidato a vice na chapa de Lula e o ex-prefeito participaram de evento no interior do estado pela primeira vez
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT) estiveram no mesmo palanque na tarde desta sexta-feira (24), durante um evento de inauguração de uma cooperativa em Andradina, no interior de São Paulo.
Haddad é o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo. O PSB, partido de Alckmin, tem Márcio França como pré-candidato. Os petistas tentam um acordo no estado, para fazer com que França desista de concorrer.
Essa foi a primeira vez que Alckmin e Haddad estiveram juntos em um evento. A imagem é considerada importante para os petistas, já que o ex-governador tem força entre eleitorado do interior do estado, onde há resistência ao PT.
Tanto Haddad quanto Alckmin não fizeram menções diretas à campanha ao governo do estado. Mas Alckmin, no discurso, afirmou que sugeriu à campanha de Haddad a ampliação de um programa de compra direta de produtores locais.
Integrantes da campanha de Haddad dizem nos bastidores que a presença de Alckmin é um “ensaio para o palanque” no Estado. Já o PSB afirma que a ida do ex-governador só se justifica porque a agenda é “nacional”, ou seja, Alckmin está na condição de representante da chapa à Presidência.
Ambos partidos afirmam, porém, que Alckmin não iria à agenda se isso fosse causar algum tipo de atrito com Marcio França.
França mantém a pré-candidatura ao governo de São Paulo no PSB até o momento e já percorre cidades paulistas em agendas. O PT mantém canal aberto para diálogo e tenta convencer o ex-governador a compor a chapa com Haddad para tentar uma vaga no Senado. PT e PSB adiaram a decisão sobre as chapas estaduais que estava marcada para o dia 15 de junho, mas esperam uma definição até o fim deste mês.
Alckmin, na terça-feira (21), fez um aceno a França, em evento do PSB, em Osasco.
“Aqui em São Paulo, nosso líder tem nome e sobrenome: Marcio França. Estamos juntos, viu Márcio, É Márcio aqui e Lula lá” , diz o ex-governador em vídeo divulgado pela CNN, em reportagem de Tainá Falcão.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Confira os pré-candidatos ao governo de São Paulo:
[cnn_galeria active=”776420″ id_galeria=”802138″ title_galeria=”Pré-candidatos ao governo de São Paulo”/]