Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Alagoas: saiba quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado

    Concorrentes buscarão ocupar o Palácio República dos Palmares pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado

    Giovanna Galvanida CNN* , em São Paulo

    Na corrida eleitoral para o governo do Alagoas, sete nomes se apresentam como candidatos.

    O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. A votação de um eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    Os candidatos ao governo estadual

    Paulo Dantas (MDB)

    Paulo Dantas (MDB), produtor rural formado em administração de empresas, venceu as eleições indiretas para o mandato tampão ao governo do estado e é candidato do grupo de Renan Filho (MDB) à reeleição.

    Filho de Luiz Dantas, que foi secretário de Estado, deputado federal e estadual por Alagoas, Paulo foi prefeito do município de Batalha de 2005 a 2012, por dois mandatos consecutivos. Em 2018, se elegeu deputado estadual.

    Rodrigo Cunha (União Brasil)

    O ex-deputado estadual e atual senador Rodrigo Cunha deixou o PSDB e migrou para o União Brasil, onde foi apontado como candidato ao governo. Formado em direito, comandou por seis anos a Superintendência do Procon em Alagoas e posteriormente assumiu a vice-presidência nacional do órgão.

    No Senado, presidiu a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Atualmente é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.

    Fernando Collor (PTB)

    O senador, ex-presidente e ex-governador Fernando Collor (PTB) anunciou a sua candidatura. O mandato dele de senador está no último ano. Como presidente, ele foi alvo de um processo de impeachment e renunciou antes de ser cassado, em 1992. Foi eleito governador de Alagoas em 1986. Em 2002 e 2010, tentou voltar a comandar o governo estadual, mas foi derrotado.

    Cícero Albuquerque (PSOL)

    O PSOL anunciou como candidato Cícero Albuquerque. Ele é historiador, doutor em ciências sociais e professor na Universidade Federal de Alagoas. Em 2018, foi candidato ao Senado, mas não se elegeu.

    Luciano Almeida (PRTB)

    Luciano Almeida se candidatará pela primeira vez a um cargo eletivo. Advogado, ele é membro da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas.

    Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB)

    Durante a corrida pelo mandato tampão em Alagoas, Luciano Fontes lançou candidatura, mas acabou derrotado. Bombeiro há mais de 15 anos, ele também se candidatou a deputado federal em 2018, pelo PSL, e também não foi eleito.

    Rui Palmeira (PSD)

    Por fim, há o nome de Rui Palmeira (PSD). Formado em direito, foi deputado estadual (2007-2010), deputado federal (2011-2012) e prefeito de Maceió (2013-2020).

    Fotos – os candidatos ao governo de Alagoas

    [cnn_galeria active=”803609″ id_galeria=”1822506″ title_galeria=”Fotos – os pré-candidatos ao governo de Alagoas”/]

    Os candidatos ao Senado

    Renan Filho (MDB)

    Renan Filho (MDB) foi governador eleito em 2014 e reeleito em 2018. O economista, filho do senador Renan Calheiros, foi deputado federal, eleito em 2011, antes de assumir o governo do estado.

    Davi Davino Filho (PP)

    Davi Davino Filho (PP) também deve disputar a cadeira no Senado. Ele está em seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Alagoas. É filho de Davi Davino, vereador de Maceió em seu oitavo mandato.

    Bombeiro Militar Suzana Souza (PMB)

    Essa é a primeira vez em que a bombeira militar Suzana Souza disputa uma eleição. Ela compõe chapa com outro bombeiro militar, Luciano Fontes.

    Do Valle (PROS)

    Walter do Valle de Melo Junior disputa sua segunda eleição. Em 2018, ele concorreu a deputado federal pelo PSC, mas não foi eleito.

    Mário Agra (PSOL)

    O PSOL pretende lançar ao Senado o sindicalista e engenheiro agrônomo Mário Agra. Ele é servidor aposentado da Secretaria Estadual de Agricultura. Em 2003, foi Superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Ele disputou cargos de governador, deputado estadual e prefeito de Maceió, mas não teve sucesso.

    Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles estarão em jogo nas eleições deste ano

    [cnn_galeria active=”716160″ id_galeria=”716150″ title_galeria=”Veja os senadores cujos mandatos terminam em 2023″/]

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *com informações de Malu Mões e Danilo Moliterno

    Tópicos