Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ala do PL prepara ofensiva para derrotar candidato à vice-presidência da Câmara

    PL contrariou a indicação do Palácio do Planalto, que trabalhou pelo deputado Major Vitor Hugo (GO)

    Thais Arbexda CNN

    A escolha do deputado Lincoln Portela (MG) como o candidato do Partido Liberal (PL) para concorrer ao cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados não encerra a disputa dentro da sigla do presidente Jair Bolsonaro pelo posto.

    Nesta terça-feira (24), o PL contrariou a indicação do Palácio do Planalto, que trabalhou pelo deputado Major Vitor Hugo (GO), e elegeu Portela por uma diferença de apenas dois votos. Portela teve 21 votos, contra 19 de Vitor Hugo.

    Integrantes da bancada do partido na Câmara disseram à CNN que, a partir de agora, haverá um esforço para que os candidatos avulsos cheguem a um consenso e lancem um único nome na disputa, prevista para acontecer nesta quarta (25) no plenário.

    Às 19h, foi encerrado o prazo para as inscrições das candidaturas avulsas. Estão inscritos para a disputa no plenário os deputados Fernando Rodolfo (CE), Capitão Augusto (SP), Bosco Costa (SE) e Flavia Arruda (DF), que era ministra da articulação política de Bolsonaro.

    A CNN apurou que uma reunião está prevista para esta noite com o objetivo de tentar fechar um acordo para que o grupo vá unido para a disputa independente.

    O movimento tem como pano de fundo a tentativa de impor uma derrota à ala bolsonarista do PL e ao próprio presidente Jair Bolsonaro. A avaliação desse grupo é a de que, se fechar consenso em torno de um nome, há chances reais de Lincoln Portela perder a disputa no plenário.

    Pesa nesse cenário o fato de Marcelo Ramos (PSD), que perdeu o posto, ter assumido as articulações nos bastidores para garantir a derrota do Palácio do Planalto e, consequentemente, do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

    Tópicos