Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Abin deve ter novo chefe oficializado nos próximos dias

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai indicar Luiz Fernando Corrêa para liderar o órgão

    Sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Brasília
    Sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Brasília Antonio Cruz/Agência Brasil

    Tainá Farfanda CNN

    em Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai indicar Luiz Fernando Corrêa para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com informações de interlocutores da Casa Civil, a documentação do indicado já está sendo preparada e a oficialização deve sair nos próximos dias.

    O nome de Corrêa precisa passar pelo crivo dos senadores, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.

    Nesta quinta-feira (2), Lula transferiu a Abin para a Casa Civil. No governo de Jair Bolsonaro (PL), a Agência integrava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sob o comando do general Augusto Heleno.

    A Agência Brasileira de Inteligência é o principal órgão de inteligência do país. Nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, a ABIN alertou autoridades do Distrito Federal sobre o perigo dos manifestantes, que acabaram invadindo as sedes dos três poderes em Brasília.

    Luiz Fernando Correa já trabalhou no governo Lula. Foi secretário Nacional de Segurança Pública entre 2003 e 2007. Também atuou na segurança nas Olimpíadas, de 2011 a 2016 e foi diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011.