Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    À CNN, Grass defende que DF seja modelo ao usar cooperativas para tratar resíduo

    Candidato do PV ao governo do Distrito Federal propõe também mudança no modelo dos colégios cívico-militares

    CNN

    O candidato ao governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) defendeu em entrevista à CNN nesta quarta-feira (17) a adoção de uma “política séria” para tratamento de resíduos em Brasília baseada no protagonismo das cooperativas. O deputado diz que, além de seu impacto ambiental positivo, a medida pode auxiliar na geração de empregos.

    “Nós precisamos urgentemente de uma política de tratamento de resíduos séria no DF. Incluindo, em primeiro lugar, as cooperativas. Elas têm que ser protagonistas na separação e triagem dos materiais, até porque isso representa geração de emprego e renda para muitas famílias”, disse.

    Até 2018, o Distrito Federal contava com o segundo maior lixão a céu aberto da América Latina. Apesar da adoção recente de novas políticas de resíduos — como a implantação do aterro sanitário de Samambaia — o candidato diz que o cenário ainda é preocupante. Por outro lado, aponta que a capital tem potencial para se tornar “modelo para o mundo” no setor.

    Colégios cívico-militares

    A educação de Brasília foi outro tópico abordado por Grass. Para o deputado, os colégios civico-militares da capital são “ilegais” e devem passar por reestruturação.

    “Sobre as escolas militarizadas — ilegais, diga-se de passagem, não estão previstas na LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional] ―, nós vamos passar deste modelo para o de educação integral, com oferta de arte, cultura, esporte, lazer e tecnologia dentro das escolas. O papel dos policiais, nem foram treinados para isso, não é dentro das escolas, é no batalhão escolar, próximo às escolas”, aponta.

    Durante a entrevista, Grass reafirmou a aliança com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o pleito de 2022. No passado, o candidato teceu críticas aos governos petistas. Ele afirma que a federação composta por PV, PT e PCdoB, bem como toda a aliança “progressista” que disputará a eleição, tem como objetivo combater o bolsonarismo.

    “Neste momento, não se trata de uma discussão entre projetos de direita ou de esquerda. Nós estamos diante de um quadro, no Brasil, entre a civilização e a barbárie. O bolsonarismo, que é representado no DF pelo Ibaneis Rocha [MDB], pela Flávia Arruda [PL] e pela Damares [Republicanos], representa a barbárie”, completa.

    Durante esta semana, mais um candidato ao governo do Distrito Federal será entrevistado pela CNN. Izalci Lucas (PSDB) será ouvido na quinta-feira (18).

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – os candidatos ao governo do Distrito Federal