Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    7 de Setembro: Paes diz que Exército não desfilará em Copacabana, nem no centro

    Presidente Jair Bolsonaro (PL) desejava o desfile das tropas na praia da zona sul da cidade

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), declarou, nesta quarta-feira (17), que o Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro informou que não fará desfile militar na Av. Presidente Vargas, na região central, e nem na praia de Copacabana, na zona sul, durante as comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro.

    No lugar serão realizadas apresentações na Av. Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha, sem a montagem de arquibancadas ou interferência nas pistas da avenida.

    “Ao longo dos próximos dias teremos reuniões com as forças armadas para a organização de detalhes. Repito: a parada militar não será na Pres. Vargas nem em Copacabana. Essa é a solicitação que recebi do Exército Brasileiro”, explicou Paes.

    Segundo militares que organizam o evento disseram à CNN, a ideia é que seja realizado um show aéreo, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça; salva de tiros, com as bandas das tropas terrestres; e apresentação dos navios de guerra da Marinha, numa travessia da Baía de Guanabara até a praia de Copacabana.

    Conforme antecipado na última terça-feira (16) pela analista de política da CNN Thais Arbex e pelo âncora Kenzô Machida, o Ministério da Defesa descartou a possibilidade de realizar o desfile das tropas militares em Copacabana, como desejava o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas decidiu promover outras atividades na orla para agradar o mandatário do Palácio do Planalto.

    Nesse cenário, o tradicional desfile dos veículos das Forças Armadas, no centro do Rio, está sendo reavaliado. Além de questões logísticas, os custos também estão sendo analisados pela Defesa.

    Bolsonaro afirmou, no fim de julho, que as Forças Armadas fariam o ato na praia carioca e que ele estaria presente. Assim, indicando na ocasião que não participará do ato do Dia da Independência programado para São Paulo.

    Tópicos