45% dos eleitores de SP, RJ e MG não sabem em quem votar para senador
Para presidente, média de indecisos é de 13% nesses estados
Nos três maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – 45% dos eleitores não decidiram em quem votar para o senador. Os dados são da Pesquisa IPEC.
O percentual de indecisos quando a escolha é para o cargo de presidente da República cai para 13%.
O estado com maior número de eleitores indecisos é Minas Gerais. O percentual chega a 54%. No total, são 35% que disseram não saber em quem votar para o senado e 19% que responderam que devem anular ou votar em branco.
Para presidente da República, os indecisos Somam 14% – 6% não sabem, e 8% pensam em votar nulo ou branco.
Em São Paulo, a junção entre indecisos e aqueles que votarão nulo/branco soma 43% dos eleitores, quando questionados sobre voto para o senado. Para presidente da República, o percentual cai para 14%. Entre os paulistas, 28% não sabem em quem votar para senador(a), e 15% disseram que vão anular ou votar em branco. Para o cargo de presidente, 7% estão indecisos, e outros 7% vão optar por voto nulo ou branco.
No Rio de Janeiro, o percentual de indecisos ficou em 38% para o senado e em 13% para a Presidência. Os cariocas que não sabem em quem votar para o senado são 17% e os que disseram que votarão nulo ou em branco somam 21%. Para presidência, 5% dos eleitores no Rio de Janeiro disseram não saber em quem votar, enquanto 7% vão anular ou votar branco.
O Ipec também mostrou como está a definição de votos para governador dos Estados.
Na média, o número de indecisos, brancos e nulo Somam 31% dos eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
São Paulo e Rio de Janeiro tem, cada um, em media 35% dos eleitores indecisos, enquanto em Minas Gerais o percentual é menor: de 24%.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais