Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 200 abordagens policiais foram feitas na zona sul do Rio no fim de semana; duas pessoas foram presas

    Ao todo, a Operação Verão também apreendeu um menor e quatro facas entre sábado e domingo

    Praia de Ipanema lotada durante onda de calor no Rio de Janeiro. Imagem de arquivo
    Praia de Ipanema lotada durante onda de calor no Rio de Janeiro. Imagem de arquivo 12/11/2023REUTERS/Ricardo Moraes

    Rafaela Cascardo,da CNN

    Rio de Janeiro

    A Polícia Militar do Rio informou que realizou 216 abordagens na zona sul entre sábado (16) e domingo (17). Esse foi o segundo fim de semana desde que a corporação anunciou que empregaria novas estratégias para reforçar a segurança de Copacabana, um dos bairros mais afetados pela violência na região. E foi o primeiro fim de semana com sol e calor.

    Ao todo, dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido após furtar um celular. Quatro facas também foram apreendidas.

    Segundo a PM, o policiamento foi intensificado em todas as praias do estado com viaturas e motos. Policiais em quadriciclos circularam na faixa de areia e tendas foram utilizadas.

    A corporação também ressaltou que a maior parte dos ônibus que deixam a zona sul são escoltados por policiais. A medida tem como objetivo evitar casos de depredação, furtos e roubos dentro dos coletivos.

    A operação contou ainda com cavalos do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Polícia de Choque e o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom). Também houve monitoramento feito por helicópteros e drones do GAM (Grupamento Aeromóvel).

    No sábado (16), o Tribunal de Justiça do Rio revogou a decisão da juíza Lysia Maria Mesquita, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que proibia a apreensão de adolescentes durante a Operação Verão sem flagrante ou sem mandado. A revogação foi assinada pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ.

    No último dia 7, a PM anunciou a instalação de um corredor de segurança em Copacabana, após o comerciante Marcelo Benchimol, de 67 anos, ter sido agredido e assaltado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das principais vias do bairro.

    De acordo com a nova estratégia, as viaturas da corporação são distribuídas das 18h às 23h ao longo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Após às 23h, o corredor de viaturas é reposicionado ao longo da Avenida Atlântica, na orla de Copacabana. A intenção é melhorar a segurança de moradores e turistas que frequentam o calçadão e os quiosques.