Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Investigação busca explicações sobre acidente e não culpados, informa FAB

    Tenente-coronel aviador Oziel Silveira afirmou que a investigação busca evitar novos acidentes

    Basília Rodriguesda CNN

    em Brasília

    Investigador encaminhado pela Aeronáutica para o local do acidente da cantora Marília Mendonça, o tenente-coronel aviador Oziel Silveira afirmou neste sábado (6) que a investigação não busca apontar culpados, mas explicar o que pode ter contribuído para o acidente, a fim de evitar novas situações.

    “A nossa investigação visa a prevenção. Não vai focar em culpados, nem responsabilidades, mas identificar esses fatores contribuintes e agir na prevenção de modo a não ocorrer mais”, afirmou em vídeo divulgado pela Aeronáutica. Silveira é chefe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3), unidade regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

    A equipe de investigadores é formada por uma psicóloga, tenente Sara, o chefe da prevenção encarregado pela parte operacional, major Costa, e também o suboficial Rocha, que é da área de manutenção.

    “Antes de mais nada, gostaria de externar a nossa tristeza nesse momento de luto. Nosso objetivo hoje é cumprir a ação inicial onde nós vamos levantar todas as evidências possíveis para, após, fazermos as nossas análises e estudos e tentarmos identificar os fatores contribuintes que levaram a ocorrência”, explica Silveira.

    Os militares saíram do Rio de Janeiro, onde está localizada a unidade do Seripa, que é responsável por toda região, incluindo os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, onde o acidente ocorreu.

    A parte criminal da investigação é de responsabilidade das autoridades policiais. Já a Aeronáutica cuida de uma investigação a parte e sem prazo para encerrar, diante da complexidade em apurar as informações técnicas.  Durante a averiguação da Aeronáutica, se alguma informação criminosa for apurada será repassada ao inquérito policial.