Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    II Expo Internacional: último dia é marcado por muito esporte, Samba e Rap

    No futebol, a abertura da Copa do Mundo foi transmitida nos telões do evento. Na música, Luciana Mello, Walmir Borges, Luedji Luna, Rincon Sapiência e Péricles subiram ao palco neste feriado da Consciência Negra.

    II Expo Internacional: 1º dia é marcado por diálogos sobre literatura negra.
    II Expo Internacional: 1º dia é marcado por diálogos sobre literatura negra. Foto: Divulgação

    Amanda Alvesda CNN

    São Paulo

    Neste feriado da Consciência Negra, nomes importantes no esporte brasileiro participaram de um bate-papo sobre racismo. Alessandra Santos de Oliveira, Daiane dos Santos, Jadel Abdul Ghani Gregório, Suellen Rocha e Gustavo Araújo falaram dos preconceitos sofridos ao longo da carreira de cada um.

    “As pessoas acham que você não tem direito de estar em um lugar pela cor da sua pele, pela sua origem social, enfim. A gente fala muito sobre essa reestruturação de um povo e a gente está aprendendo que é preciso respeito. Eu não acredito que nenhuma pessoa preta no Brasil, nunca tenha sofrido nenhum tipo de preconceito.” afirma Daiane dos Santos, ex-ginasta e medalhista olímpica.

    II Expo Internacional: último dia é marcado por muito esporte, Samba e Rap/Foto: André Godoy

    O último dia da 2ª Expo Internacional da Consciência Negra também foi marcado por muita música. Subiram ao palco Luciana Mello, Walmir Borges, Luedji Luna, Rincon Sapiência e Péricles.

    Letícia Vidica, da equipe CNN No Plural, conversou com os cantores Luciana Mello e Walmir Borges, que abriram os shows de encerramento. Luciana falou da  importância de ter um evento como a Expo no calendário da cidade de São Paulo. “É de suma importância a gente ter um evento assim para trazer a nossa cultura, a nossa música, a nossa arte e toda a nossa história. Eu estou muito feliz de estar aqui, de ter chegado até aqui”, conta.

    O cantor Walmir Borges afirma que não podemos falar de consciência negra só em novembro. “O Brasil e o mundo precisam cada vez mais revisitar o passado. Hoje, estamos de mãos dadas e não deixamos passar nada batido”, diz.

    Sobre o show ao lado de Luciana Mello, Walmir diz: “vamos celebrar com muita música, cultura, abraços dados, sorrisos e empoderamento, pois isso é muito importante e faz toda a diferença”, finaliza.

     

    A II Expo Internacional da Consciência Negra aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro. Foram 10 painéis com debates sobre assuntos como escrita africana, Cultura, biografia de personalidades negras, racismo no esporte, população carcerária e jornalismo inclusivo. Além dos painéis, estandes com palestras sobre Educação Antirracista foram apresentados ao longo dos três dias de evento. Nove shows de artistas negros consagrados na música brasileira animaram o público nos três dias, entre eles, Samba de Dandara, Samba da Vela e Fundo de Quintal.