GM registra lucro recorde em 2021, apesar da escassez de chips
Ganhos trimestrais atingiram quase US$ 2 bilhões, superando a previsão de consenso de US$ 1,7 bilhão de analistas consultados
A General Motors (GM) registrou lucros recordes para 2021, apesar de lutar com a escassez de chips de computador e outras peças que prejudicaram sua capacidade de construir e vender todos os carros e caminhões que desejava.
Os ganhos trimestrais atingiram quase US$ 2 bilhões, excluindo itens especiais, superando a previsão de consenso de US$ 1,7 bilhão de analistas consultados pela Refinitiv. Isso permitiu que a empresa faturasse US$ 10,4 bilhões no ano, excluindo itens especiais, acima dos US$ 7,1 bilhões do ano anterior.
A empresa alcançou os resultados apesar de ter sido forçada a fechar temporariamente várias fábricas ao longo do ano, devido à escassez de peças em todo o setor. O número de veículos vendidos caiu para 6,3 milhões em todo o mundo, uma queda de 8% em relação a 2020 e um declínio de 18% em relação às vendas pré-pandemia de 2019.
Essa queda nas vendas resultou na GM perdendo a liderança em termos de vendas nos EUA, uma posição que ocupou por quase um século durante a Grande Depressão, guerras, várias recessões e sua própria falência em 2009 e resgate federal.
A empresa disse que espera que o fornecimento de chips de computador melhore este ano, mas mesmo assim deu uma orientação conservadora para vendas e lucro em 2022 semelhante aos resultados deste ano.
A GM está tentando mudar sua produção de veículos tradicionais com motor de combustão interna para veículos elétricos até 2035 e disse que planeja construir um milhão de EVs até 2025.
A CEO Mary Barra disse a jornalistas na última terça-feira (1) que acha que a demanda pelos EVs será maior do que isso, com modelos que incluirão um Hummer EV que acabou de entrar em produção, o Cadillac Lyriq, previsto para o final deste ano, e versões EV de suas picapes Silverado e Sierra mais vendidas até 2024.
A empresa disse que tem reservas de clientes para 59.000 dos Hummer EVs e 110.000 dos Silverado EVs.
A GM se comprometeu a investir US$ 35 bilhões no esforço até 2025, incluindo US$ 7 bilhões para as fábricas de Michigan anunciadas na semana passada.
Barra disse que, embora a empresa esteja considerando restaurar o dividendo que suspendeu em abril de 2020 durante as profundezas da recessão relacionada à pandemia, ainda não tomará essa ação.
“Nossa prioridade clara é acelerar nosso plano de EV e impulsionar o crescimento, e queremos manter a máxima flexibilidade para investir à medida que as oportunidades surgem”, disse ela.
A empresa também enfrenta o desafio de desenvolver tecnologia ainda não comprovada para permitir veículos autônomos, uma conversão cara.
Fazer essa mudança em seus veículos elétricos e autônomos, já que a indústria ainda está se livrando dos efeitos da pandemia e dos problemas da cadeia de suprimentos, será especialmente desafiador, disse Karl Brauer, analista executivo do iSeeCars, um site de compras de carros.
“A lucratividade da empresa nos últimos anos é animadora, mas seu declínio contínuo em vendas e participação de mercado não é”, disse Brauer. “Recuperar esses clientes pode ser difícil, pois o setor passa por uma grande disrupção”.
A lucratividade da empresa significará que 42.500 membros do United Auto Workers na GM receberão pagamentos de participação nos lucros de até US$ 10.250. Os membros receberam US $ 9.000 em participação nos lucros há um ano.
As ações da GM subiram ligeiramente nas negociações após os resultados.