Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Debate: deputados discutem as escolhas dos nomes dos ministros do governo Lula

    Parlamentares debatem sobre a existência de uma frente ampla nos ministérios

    Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)
    Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

    Diego MendesLudmila CandalVinícius Tadeuda CNN São Paulo

    Nesta sexta-feira (23), os deputados Evair de Melo (PP-ES) e Carlos Zarattini (PT-SP), debaterem na CNN Brasil sobre as escolhas dos nomes que irão liderar os ministérios no próximo ano.

    No fim da transição, o governo eleito definiu quais serão os 37 ministérios que irão compor a Esplanada. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou ontem (22) mais 16 ministros do futuro governo.

    Entre eles, estão o vice na chapa vitoriosa nas últimas eleições, Geraldo Alckmin (PSB), que vai comandar a pasta da Indústria e Comércio, e as primeiras mulheres que estarão no ministério do petista.

    Segundo Zarattini, agora vão ser incluídos ministros ou ministras de partidos que se aliaram a Lula no segundo turno, ou vão compor uma base de apoio parlamentar. “Vamos ter efetivamente essa participação da frente ampla num ministério de Lula. Essa composição está sendo feita por etapa”, disse.

    Na visão Melo, está claro que ele está com muita dificuldade em atrair nomes sérios, de credibilidade no mercado, tendo em vista que alguns ministérios estão indo para a terceira ou quarta opção. “Essa composição, que chamam de frente ampla, nada mais é do que o fracassado do modelo de cooptação política para poder passar esse rolo compressor em cima da maquila pública brasileira”.