Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Belo Horizonte completa mais de 100 dias sem chuvas

    Minas Gerais e outros 20 estados estão em alerta para risco de baixa umidade para os próximos dias

    Guilherme Gamada CNN São Paulo

    Neste domingo (28), a umidade relativa do ar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, chegou à mínima de 27%. A cidade está a 101 dias sem registros de chuvas e segue com previsão de clima seco para esta semana.

    O último registro de chuva no município aconteceu no dia 18 de abril deste ano.

    A falta de chuvas levou 134 cidades mineiras a decretar emergência devido à seca, segundo a última atualização deste domingo (28), da Defesa Civil Estadual. Os municípios decretaram a situação nos últimos dois meses e têm validade entre novembro e dezembro deste ano.

    A cidade de Belo Horizonte não está entre as em emergência. A CNN questionou a prefeitura e aguada retorno.

    Apenas seis estados não estão em alerta para baixa umidade para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet): Alagoas, Roraima, Sergipe, Amapá, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nos estados em alerta, a umidade relativa do ar pode chegar a 20%.

    Previsão para a semana

    Nesta segunda-feira (29), o céu fica de claro a parcialmente nublado, em Belo Horizonte (MG), com baixa umidade do ar, à tarde. Os termômetros devem oscilar entre 14 °C e 28 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 30%, à tarde.

    Há possibilidade de chuva fraca e isolada na terça-feira (30), segundo a Defesa Civil Municipal. A temperatura fica entre 15 °C e 27 °C e a umidade em 35%.

    Para enfrentar o tempo seco, as autoridades recomendam que a população beba água durante o dia, prefira alimentos leves e frescos e durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores.

    A recomendação é de evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, assim como banhos com água muito quente e comer frituras.

    Tópicos