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    Waack: Modelo da aeronave que caiu em Vinhedo (SP) é consagrado

    Âncora da CNN e piloto amador, William Waack destaca confiabilidade do modelo da aeronave da Voepass envolvida no acidente em São Paulo

    Da CNN

    O acidente aéreo ocorrido na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, envolvendo uma aeronave ATR 72-500 da Voepass e que teve 62 vítimas fatais, foi tema de análise do âncora da CNN William Waack durante o programa CNN Prime Time.

    O acidente deixou 62 pessoas mortas – sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Posteriormente, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo (SP).

    Waack, que também é piloto amador, ofereceu insights sobre o modelo do avião e sua reputação no setor da aviação.

    Segundo o jornalista, a aeronave em questão é um modelo consagrado e bem-sucedido no mercado.

    “É um design vencedor, é um avião que fez sucesso. Ele faz sucesso porque ele é seguro, porque ele é excelente para esse tipo de viagem que ele estava fazendo hoje”, afirmou Waack.

    Características do ATR 72-500

    O ATR 72-500 é amplamente utilizado na aviação regional, sendo ideal para distâncias médias e com capacidade para transportar entre 50 e 90 passageiros, dependendo da configuração.

    Waack ressaltou que se trata de um dos aviões mais modernos disponíveis, tendo sido projetado há relativamente pouco tempo em comparação com outros modelos que estão em operação há 30 ou 40 anos.

    Quanto à idade da aeronave envolvida no acidente, que realizou seu primeiro voo em 2010, o especialista esclareceu que 14 anos não é considerado um período longo para um avião comercial.

    “Os aviões todos, sobretudo os da aviação comercial, passam por um programa regular de manutenção absolutamente estrito”, explicou.

    Manutenção e segurança

    Waack enfatizou que a manutenção rigorosa é uma exigência não apenas das seguradoras e das companhias aéreas, mas também da autoridade reguladora brasileira, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

    Esse processo garante que uma aeronave com 14 anos de uso, quando bem cuidada, permaneça “absolutamente confiável”.

    O jornalista também destacou os aspectos técnicos do ATR 72-500, descrevendo-o como “uma máquina muito bem construída, com uma excelente motorização e com o que há de mais moderno em equipamentos”.

    Ele se referiu especificamente à aviônica embarcada de navegação, ressaltando o alto nível tecnológico presente na aeronave.

    As investigações sobre as causas do acidente em Vinhedo ainda estão em andamento, e as autoridades competentes deverão fornecer mais informações à medida que a análise do incidente progredir.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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