Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Votação sobre emendas do relator no STF e mais da tarde de 9 de novembro

    5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

    Da CNN , Em São Paulo

    Supremo vota sobre emendas de relator no Orçamento, processo de impeachment no Chile e reajuste nos combustíveis estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 9 de novembro de 2021.

    PEC dos Precatórios

    A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou os pedidos para suspender a tramitação da PEC do Precatórios. Um dos pedidos negados pela ministra é do deputado federal Rodrigo Maia, que, em entrevista à CNN, disse que as mudanças no texto não possuem base legal. A ministra, no entanto, afirma que a matéria é um ato de competência do Legislativo. O segundo turno da votação do texto-base acontece hoje na Câmara dos Deputados.

    Votação no STF

    O STF começa votação em plenário virtual de ação contra emendas de relator no Orçamento. As ações apresentadas por partidos de oposição afirmam que os recursos públicos têm sido usados pelo governo como moeda de troca na negociação com o Congresso. Enquanto a votação acontece, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, planejam conversar com os ministros da Corte para prestar esclarecimentos sobre as emendas e ganhar votos no plenário. Os votos podem ser registrados até amanhã.

    Preços de alimentos devem recuar

    O tão aguardado alívio no preço do supermercado deve chegar nos próximos meses. De acordo com os dados divulgados pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) de outubro, a previsão é de uma deflação no preço da carne bovina e do frango, além de outros itens da cesta básica dos brasileiros.

    Alta nos combustíveis

    Já o preço da gasolina, do diesel e do gás de botijão voltaram a subir na última semana. Esta é a quinta semana consecutiva de aumento e, em alguns lugares do país, o litro da gasolina é vendido a R$ 7,99. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

    Processo de impeachment no Chile

    Com 78 votos a favor, 67 contra e 3 abstenções, a Câmara do Chile aprova abertura de acusação constitucional, que equivale a um pedido de impeachment, contra o presidente Sebastián Piñera, depois de 20 horas de discussões. O pedido foi feito depois do nome de Piñera aparecer na investigação jornalística Pandora Papers. A acusação ainda precisa ser avaliada pelo Senado.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

    Tópicos