Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vigilância Sanitária foi taxativa ao pedir veto ao Carnaval em São Paulo

    Relatório da Vigilância Sanitária de São Paulo foi apresentado ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e motivou o cancelamento do Carnaval de rua de 2022

    Fernanda Pinottida CNN

    Em São Paulo

    Um estudo feito pela Vigilância Sanitária de São Paulo e apresentado ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), ao qual a CNN teve acesso, detalha o efeito das diferentes variantes do novo coronavírus no número de casos ao longo de 2021 e pede pelo cancelamento do Carnaval de rua na cidade. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

    O efeito da Ômicron já pôde ser observado durante as duas últimas semanas de dezembro.

    Distribuição de casos notificados de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave na cidade de São Paulo em 2021. / CNNBrasil

    No gráfico acima, vemos a situação quando a variante Gama, identificada primeiro em Manaus, gerou uma grande alta em casos e mortes durante os meses de fevereiro e março.

    A chegada da variante Delta não atingiu o Brasil com tanta força como no resto do mundo, mas o patamar de casos já estava alto e se manteve assim durante os meses de julho e agosto.

    Distribuição de casos confirmados de Covid-19 na cidade de São Paulo durante o mês de dezembro de 2021. / CNNBrasil

    Quando observamos apenas o mês de dezembro, podemos ver que o número de casos registrados na última semana é quase três vezes maior que o da primeira semana do mês.

    Mortes por síndrome respiratória aguda grave na cidade de São Paulo durante o mês de dezembro de 2021. / CNNBrasil

    O número de mortes causadas pela Covid-19 não subiu no último mês do ano, embora as mortes causadas por iInfluenza, o vírus da gripe, tenham aumentado. Por ser mais transmissível, a previsão é que a variante Ômicron aumente a pressão no sistema de saúde da cidade, principalmente durante o mês de fevereiro.

    Medidas

    O relatório da Vigilância Sanitária termina com as medidas de enfrentamento à Covid-19 sugeridas pela pasta. Dentre elas estão a intensificação da campanha de vacinação com doses de reforço, manutenção do uso de máscaras obrigatório e medidas de higiene.

    O documento diz também que aglomerações sem controle sanitário devem ser evitadas e pede especificamente pelo cancelamento de todos os eventos relacionados ao Carnaval de rua de 2022 na cidade. A decisão de cancelar os blocos de Carnaval foi anunciada nesta quinta-feira (6) pela prefeitura.

    De acordo com informações da âncora da CNN Daniela Lima, após analisar o documento, o prefeito Ricardo Nunes aceitou de pronto as recomendações.