Vídeo: incêndio atinge estabelecimentos na ilha de Morro de São Paulo, na Bahia
Não houve feridos; comunidade local ajudou a controlar o fogo antes da chegada dos bombeiros
Um incêndio atingiu quatro estabelecimentos comerciais, em Morro de São Paulo, no nordeste da ilha de Tinharé, litoral da Bahia. O fogo teve início por volta das 23h desta terça-feira (10) e não deixou feridos.
A Prefeitura de Cairu afirmou em nota que algumas pessoas foram atendidas devido à inalação de fumaça e todos foram liberados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Valença, que tem responsabilidade territorial em Morro de São Paulo, as chamas atingiram um restaurante, uma agência de turismo, um chalé e uma distribuidora de bebidas, na Segunda Praia, e causaram danos significativos.
“A população teve um papel importante nesse primeiro combate”, disse o cabo bombeiro militar Lobo. Em um vídeo obtido pela CNN é possível observar a ação conjunta da comunidade local que ajudou a conter as chamas.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Valença, as chamas foram controladas por volta da meia-noite. “As causas do incêndio, bem como a origem só podem ser esclarecidos a partir de uma investigação (perícia) de incêndio”, afirmou.
“Nós deslocamos uma base de Valença para o local como os bombeiros ainda não possuem base no Morro de São Paulo, mas estamos em conversas com o município e provavelmente nos próximos dias teremos notícias boas com relação a uma base em Morro de São Paulo”, afirmou Comandante Geral Coronel Adson Marchesine.
A Prefeitura de Cairu disse que devido à localização da ilha, o Corpo de Bombeiros chegou ao local aproximadamente 1h20 após o início das chamas. A administração ressaltou a ajuda da comunidade local que conseguiu controlar o fogo antes mesmo da chegada das equipes especializadas.
A instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município foi solicitada pela prefeitura para melhorar a resposta a emergências futuras. Além disso, está sendo discutida a criação de uma base permanente em Morro de São Paulo.
A Polícia Militar, a Guarda Municipal e as ambulâncias do município também foram acionadas, com reforços vindos de Valença.