Um dos principais abastecedores da Cracolândia é preso em SP, diz governador
Mardel Vidal da Silva, de 44 anos, foi detido com 1,5 kg de crack e R$12 mil; pequena quantidade de entorpecentes apreendida se deu por ele fazer pequenos repasses semanais
A polícia prendeu um dos principais abastecedores de crack da Cracolândia, na região central da cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (26).
A informação foi confirmada pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e seu secretário de Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite.
Mardel Vidal da Silva, de 44 anos, foi detido com 1,5 kg da droga e R$ 12 mil na rua dos Andradas, no bairro da República, também no centro. Ele tinha 10 passagens pela polícia pelos crimes de furto, roubo, estelionato, receptação e tráfico.
Ele alugava um apartamento em nome de uma mulher para armazenar e distribuir entorpecentes. As drogas eram compradas e preparadas no litoral do estado, onde Vidal da Silva ia semanalmente para trazer drogas que vendia no centro da capital paulista.
“Hoje, eu julgo que é a prisão mais importante da área do centro de São Paulo porque esse suspeito era um dos principais abastecedores do tráfico de entorpecentes na região da Cracolândia. A prisão não tem relevância pela quantidade de drogas apreendidas, mas sobre o processo de desarticulação do crime organizado”, disse Derrite.
Conforme apuração da CNN, a polícia descobriu no trabalho de investigação que a pequena quantidade de droga apreendida com o suspeito se deu porque, estrategicamente, ele comprava poucos entorpecentes por vez no litoral.
O investigado se soma a outros 18 presos na região no último sábado (22).
A prisão de Vidal da Silva e a ação do último sábado se somam ainda a uma outra ação do dia 14 de junho, quando 13 criminosos também foram detidos por tráfico de drogas no centro de São Paulo, dentre os quais dois eram apontados como líderes do tráfico local, destacou Guilherme Derrite.
Segundo o secretário, há uma força-tarefa sendo conduzida na localidade: “Vamos asfixiar financeiramente o tráfico da região”.
“Apreendemos um traficante regional. Depois alguém que exercia uma função de liderança no centro e agora [nesta quarta] um abastecedor. Seguindo a linha de raciocínio, a gente espera chegar nos principais abastecedores desse outro, que é quem articula essa droga”, disse, acrescentando que os entorpecentes.
*Publicado por Pedro Jordão e Tiago Tortella, com informações de Bruna Macedo, da CNN