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    Um a cada três brasileiros acredita que professores são desvalorizados, diz índice

    À CNN Rádio, a diretora executiva do Instituto Península Heloisa Morel, responsável pelo estudo, explicou dados da pesquisa

    Sala de aula
    Sala de aula Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil

    Amanda Garciada CNN

    O Indicador de Valorização de Professores (IVP) apontou que apenas 26% dos brasileiros acreditam que os professores são bem valorizados no país.

    Esta é a primeira edição da ferramenta lançada pelo Instituto Península.

    O estudo mostra ainda que 20% dos docentes têm essa percepção de valorização.

    Além disso, um a cada três brasileiros avaliam a carreira de docente como pouco valorizada.

    À CNN Rádio, a diretora executiva do Instituto Península Heloisa Morel explicou que tanto professores quanto a população sabem da importância da educação.

    “Todos entendem o papel dos professores para a transformação da vida das crianças, o que tem valorização baixa é a carreira de professor”, disse.

    O indicador mediu cinco campos: o de atuação (que envolve o reconhecimento da educação); o da carreira (sobre remuneração e condições de trabalho); do ambiente de trabalho (relações na escola entre docentes, estudantes e pais); o profissional (sobre compromisso e competência do professor) e o indivíduo (que inclui bem-estar e realização pessoal).

    Segundo Heloisa, há soluções para melhora da carreira do professor que são factíveis.

    “Escolas de tempo integral, por exemplo, são uma super saída”, disse.

    Isso porque “com tempo maior na escola, há um projeto mais robusto, com maior probabilidade de alocar professores.”

    Veja mais: Estudo aponta que professores têm sobrecarga de alunos no ensino fundamental

    Este seria um caminho para “dar ambiente de trabalho mais adequado e torna a carreira de docente mais atrativa.”

    A composição do índice foi feita em duas pesquisas, uma com a sociedade e outra com professores.

    No levantamento com a população, foram ouvidas 2 mil pessoas de forma presencial em junho de 2022, representando a população brasileira de 16 anos ou mais, residente nas 5 regiões do país, em cidades de diferentes proporções demográficas e populacionais.

    Já as entrevistas com professores ocorreram por telefone, entre julho e dezembro de 2022, com 6.775 profissionais com 18 anos ou mais, representando docentes da Educação Básica nas redes públicas estaduais e municipais de ensino, conforme o Censo Escolar do Inep.

    *Com produção de Isabel Campos