Três cidades do Rio de Janeiro já confirmam epidemia de Influenza A
Além da capital e de São João de Meriti, fenômeno chega ao município de Japeri, na Região Metropolitana
O Rio de Janeiro tem três cidades que reconhecem enfrentar, neste momento, uma epidemia de Influenza A. Além da capital e de São João de Meriti, neste sábado (11), o município de Japeri confirmou estar nesta situação
Autoridades de Japeri, que tem cerca de 106 mil habitantes e fica na Região Metropolitana, afirmaram que houve um aumento de atendimentos de 48% por sintomas de síndrome gripal
A Prefeitura do Rio de Janeiro afirma ter diagnosticado 23 mil casos de Influenza A, em números que tiveram a última atualização na quinta-feira (8).
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também reconhece haver uma epidemia, ativou seu plano de contingência e instalou três tendas para reforçar o atendimento.
As novas instalações ficam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Marechal Hermes e Tijuca, na Zona Norte, e de Botafogo, na Zona Sul. A pasta pretende ainda inaugurar nos próximos dias tendas na Penha, Zona Norte, e Jacarepaguá, Zona Oeste.
A SES destaca que a média móvel de atendimentos diários a pacientes com sintomas de síndrome gripal nas UPAs da capital passou de 173 no período de 15 a 20 de novembro para mais de 4.500 no período de quatro a sete de dezembro. Um crescimento de mais de 2.600%.
Na quinta-feira (9), a SES informou ter percebido aumento do número de casos em mais quatro cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo, todas cidades da Região Metropolitana.
Procuradas, as administrações das cidades negaram enfrentar uma situação de epidemia e afirmaram ter pedido mais doses de vacina ao governo do estado, no que não obtiveram resposta.
A Prefeitura de Niterói relata ter percebido nas últimas duas semanas um aumento de 40% na procura de pacientes com esses sintomas.
Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis explica que a cidade viveu um pico de gripe há duas semanas, mas que, nos últimos sete dias, o nível de procura pela rede municipal de saúde caiu e estabilizou.
O município de Belford Roxo reconheceu um aumento de procura por vacina e destacou que ampliou a campanha de imunização, que funciona até mesmo com mutirões noturnos.
Procurada, a SES informou que os casos de Influenza são leves e, geralmente, não provocam internações. Assim, o ideal é que os pacientes busquem atendimento nas redes municipais.
Na sexta-feira (9), a pasta distribuiu mais 160 mil doses do imunizante. Ao todo, 100 mil foram para a capital e os 60 mil restantes foram distribuídos para outros municípios.
Também na sexta-feira, a cidade do Rio de Janeiro recebeu mais 400 mil doses, doadas pelo governo do estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan.