Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Transporte hidroviário na represa Billings é inaugurado em SP

    Transporte hidroviário irá beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul da capital paulista; estimativa é de que duração do trajeto seja diminuído em mais de 1 hora

    Catarina Nestlehnerda CNN* , São Paulo

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='7860310' id_galeria='7860297' html_id_prefix='featured_' ]

    O ‘Aquático-SP’, primeiro transporte hidroviário da cidade de São Paulo, foi inaugurado nesta segunda-feira (13), na represa Billings, Zona Sul da capital. As operações irão beneficiar 385 mil moradores nos bairros do Grajaú, Cocaia e Pedreira.

    As duas embarcações do novo modal funcionam em operação assistida, que fazem o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas em 12 e 17 minutos. A duração do trajeto de ônibus é de 1h20.

    “É um momento de alegria para a cidade, com mais um modal de transporte, agora o hidroviário, que iniciamos hoje, com a operação assistida, funcionando das 10h às 16h”, comentou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração nesta manhã.

    Além disso, o político afirmou que um ônibus elétrico fará a integração, auxiliando a locomoção das pessoas até o Terminal Santo Amaro, com interligação à rede de ônibus, Metrô e CPTM.

    As viagens serão gratuitas até 31 de dezembro de 2024, com dois barcos. Segundo a prefeitura, o veículo Bororé I opera nesta fase somente com passageiros sentados e com capacidade para 60 pessoas.

    Um barco de apoio com capacidade para transportar até 30 passageiros estará em operação nesta fase do Aquático SP e fará o percurso em 12 minutos. O transporte hidroviário terá integração com o transporte por ônibus, com a utilização do Bilhete Único.

    “Começamos com um barco de 60 [vagas] e um de 30 [vagas] e depois a gente vai ampliando o horário e as embarcações […] a gente tem todos os estudos, mas, obviamente, na prática com os passageiros é diferente”, comentou o prefeito.

    A expectativa é que os dois barcos atendam cerca de três mil passageiros por dia. O percurso de 5,6 quilômetros deve ser realizado em cerca de 17 minutos, sem considerar os tempos de manobra, embarque e desembarque.

    Operações

    Durante a operação assistida, o Aquático-SP estará sob responsabilidade direta da SPTrans, empresa que gerencia o transporte público municipal, uma vez que a concessionária Transwolf, que seria responsável pelas embarcações, está sob intervenção.

    Em seguida, os terminais serão de responsabilidade da concessionária SPS VivaCidade e contarão, cada um, com bicicletário com 50 vagas. A embarcação Bororé I tem espaço para bicicletas embarcadas.

    Integração com ônibus

    A prefeitura informou que duas novas linhas de ônibus elétricos foram criadas para a integração dos sistemas. Um dos trajetos ligará o Mar Paulista ao Terminal Santo Amaro (linha 627M-10), parando em três pontos estratégicos durante o caminho.

    O outro percurso ligará o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro (linha 606C-10).

    (*Sob supervisão de Marcos Guedes)

    Tópicos