Temperaturas podem subir a partir de hoje; Centro-Oeste deve chegar 40º C
Massa de ar frio se afasta do Sul e Sudeste e aquecimento será gradual até fim de semana, informa Climatempo
Depois que uma massa de ar frio derrubou as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste no início desta semana, os termômetros devem apresentar registros mais altos a partir desta quarta-feira (31), segundo previsão do Climatempo.
De acordo com a empresa de meteorologia, o aquecimento deve acontecer de maneira gradual até o fim da semana, sendo notado, principalmente, durante as tardes.
No centro-norte brasileiro, que não sofreu influência do ar polar, as temperaturas devem subir ainda mais, chegando até a 40ºC em áreas do Centro-Oeste, no sul da região Norte e no interior do Nordeste.
No Sul, o frio perde intensidade e há baixa probabilidade de chuvas nesta quarta-feira.
“Volta a chover próximo ao dia 1º, com a formação de outra frente fria na região da Argentina com o Rio Grande do Sul”, explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis.
A previsão de estiagem vale para todo o Centro e Sudeste, com baixa umidade do ar, oscilando entre 15% a 20% no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, interior do Nordeste, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, de acordo com Assis.
Já ao leste, nordeste e recôncavo baiano, além do litoral leste do Nordeste, persistem boas condições de chuva, explica o meteorologista.
Com a frente fria que se formará na região Sul, as temperaturas devem diminuir novamente no final de semana, com probabilidade de geadas nos três estados sulistas.