Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Temperatura em MG deve cair 10°C até segunda (20), indica Inmet

    Previsão é que o estado registre máximas perto dos 38°C no final de semana e até 28°C no feriado da Consciencia Negra, na segunda-feira

    Vista da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG)
    Vista da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte

    Renato Pereirada CNN

    Entre este sábado (18) e segunda-feira (19), as temperaturas máximas em Minas Gerais devem cair cerca de 10°C, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital, Belo Horizonte, a previsão é de máxima de 38°C para este sábado e 28°C para a segunda-feira. Para o domingo, a previsão é que os termômetros atinjam os 32°C.

    Na última quinta-feira (16), a capital mineira registrou um dos índices mais baixos de umidade relativa do ar (URA): 18%. Pirapora ( a 342 km de Belo Horizonte), registrou o 2º menor índice de URA do país, atingindo os 16%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica como ideal índices acima dos 60%.

    Também na quinta-feira, São Simão, Unaí e Arinos voltaram a figurar entre as dez cidades com as maiores temperaturas registradas no país. As cidades registraram 42,1°C, 42°C e 41,5°C, respectivamente.

    Apesar do calor, o último boletim meteorológico do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indica tempestade e tempo severo para o final de semana.

    Há previsão de rajadas de vento forte, granizo e raios, principalmente a partir da tarde, em áreas do Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Central Mineira e Triângulo Mineiro.

    A partir da tarde deste sábado, áreas do Noroeste, sul do Norte, sul do Jequitinhonha e boa parte do Vale do Rio Doce devem registrar tempestade com potencial de tempo severo isolado e rápido. Nas demais áreas do estado mineiro, as condições meteorológicas ficam favoráveis à ocorrência de tempestade isolada e não severa, exceto, na porção nordeste que as chances de tempestade são baixas.