Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TCU vai apurar testes comprados pela Saúde e que estão perto de vencer

    Órgão quer saber motivo de quase sete milhões de testes para detectar a Covid-19 não terem sido distribuídos

    Daniela LimaRenata Agostinida CNN

     

    O Tribunal de Contas da União vai apurar o motivo de o Ministério da Saúde não ter ainda distribuído aos estados quase sete milhões de testes para detectar a Covid-19. Eles estão armazenados e perto de vencer.

    O anúncio foi feita quarta-feira (25) pelo ministro Benjamin Zymler, responsável pelo acompanhamento das ações do governo no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. 

    O ministro disse que solicitou explicações à pasta comandada por Eduardo Pazuello diante da notícia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de que o Ministério da Saúde mantém estocados 6,86 milhões de testes para diagnóstico da Covid-19 com validade próxima a expirar.

    Leia e assista também

    Governo federal pode ter de jogar fora 6,8 milhões de testes perto da validade

    Bolsonaro diz que testes contra Covid encalhados são responsabilidade de estados

    Fabricante pedirá à Anvisa extensão do prazo de validade de testes para Covid-19

    Segundo ele, o pedido de esclarecimentos foi enviado ainda na segunda-feira, dia 23. Ele determinou que o Ministério da Saúde encaminhe no prazo de até cinco dias uma série de informações, como a quantidade de testes armazenados com a respectiva data de validade, os contratos de aquisição dos testes e  a razão de os testes não terem chegado aos estados. 

    “Essa medida propiciará uma pronta atuação desta Corte de Contas, de forma a se tentar evitar a ocorrência de desperdício de recursos públicos e, principalmente, buscar a garantia da realização de ações adequadas no combate à crise sanitária gerada pela Covid-19”, diz despacho do ministro sobre o tema. 

    Tópicos