Taxa de transmissão da Covid-19, aquecimento global e mais de 9 de agosto
Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia
O aumento da taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil e a temperatura global nos próximos anos são os destaques do 5 Fatos Manhã desta segunda-feira, 9 de agosto de 2021.
CPI da Pandemia
O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, afirmou à CNN que esta semana de trabalhos será a última com um depoimento sobre as suspeitas de pedido de propina na compra de vacinas envolvendo a empresa Davati Medical Supply e o Ministério da Saúde. Os depoimentos da CPI da Pandemia voltam na próxima terça-feira (10) com o presidente do Instituto Força Brasil, o coronel da reserva Helcio Bruno.
Pandemia
A taxa de transmissão da Covid-19 voltou a crescer no Brasil. Segundo pesquisas recentes, as altas nos índices foram registradas em quase todas as regiões do país, com exceção do Nordeste. A menor taxa registrada no país foi em 16 de julho. De lá para cá, o número vem aumentando gradativamente. Atualmente, a média no Brasil é de 0,88. A região que mais preocupa as autoridades é o Centro-Oeste, que registrou uma taxa de 1,11.
Portugal
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse à CNN que negocia com o Brasil um acordo bilateral sobre a circulação de pessoas entre os dois países e que, em novembro ou dezembro, espera que a situação avance. Segundo o dirigente, o que está sendo avaliado no momento são as diferentes fases da pandemia em Portugal — onde a variante Delta da Covid-19 chegou antes, por isso, deve ter o contágio desacelerado primeiro –, e no Brasil, onde a nova cepa começa a aparecer.
Nascimentos no país
Com a pandemia de Covid-19, o número de nascimentos no país em 2020 foi o menor desde 1994, segundo dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, tabulados pelo Estadão. Foram 2.687.651 recém-nascidos no ano passado, ante 2.849.146 em 2019, queda de 5,66%. Os nascimentos já estavam em queda ou estabilidade nos últimos anos, mas em ritmo menos acelerado.
Temperatura global
O relatório divulgado hoje pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) é alarmante e traz o embasamento científico para os problemas ambientais cujos sintomas têm sido vistos na prática: por conta da atividade humana, o mundo está a um passo de entrar em um colapso climático. A temperatura média do planeta subiu 1,1 grau desde a segunda metade do século 19, com o advento da Revolução Industrial. E, no melhor dos cenários, deve alcançar 1,5 grau de aquecimento nas próximas duas décadas, apresenta o relatório.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br