Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sul do Brasil tem alerta para tempestade e previsão de chuvas volumosas nesta semana

    Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta de perigo de tempestade, segundo o Inmet

    Há novos alertas de chuvas fortes em diferentes cidades na região Sul do país
    Há novos alertas de chuvas fortes em diferentes cidades na região Sul do país Caroline Ferraz/ Sul21 / Reprodução

    Guilherme Gamada CNN

    Esta semana será marcada por chuvas excessivas e risco de enchentes na Região Sul do Brasil, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia. Cidades com inundações, cheias e enchentes devem ter chuva de 200 mm a 400 mm.

    Os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta de perigo de tempestade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    O Rio Grande do Sul deve concentrar a maior parte da chuva do Brasil nesta semana, como informa a previsão do Climatempo. Uma nova frente fria também irá avançar pelo estado entre a noite deste domingo (12) e a segunda-feira (13), e outra frente fria avança pelo estado na quinta-feira (16), o que irá reforçar ainda mais a instabilidade.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de grande perigo por acumulado de chuvas para os próximos dias no estado.

    No domingo (12), Porto Alegre superou a média de chuva do mês inteiro em apenas 24 horas. O acumulado oficial na cidade em 24 horas atingiu a marca de 110 mm, ultrapassando a média climatológica normal de novembro na capital gaúcha, de 105,5 mm, segundo dados de MetSul.

    A Defesa Civil do estado emitiu alerta para chuva forte e intensa, descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes.

    Santa Catarina teve o sábado marcado por altas temperaturas, que chegaram a aos 40,3°C em Urussanga (a maior temperatura para o mês de novembro desde 1985).

    Os intensos temporais que avançaram pelo Litoral Sul do estado provocaram chuva forte acompanhada de raios e intensas rajadas de vento, com registro de 94,7 km/h em Araranguá, de acordo com a Defesa Civil do Estado.

    Já no Paraná, a massa de ar quente que se instala sobre o Brasil começou a influenciar o tempo já neste sábado (11), elevando as temperaturas. O estado tem alerta laranja para onda de calor e amarelo para baixa umidade, de acordo com o Inmet.

    A capital Curitiba teve a tarde mais quente do ano, de acordo com o Climatempo. A previsão é de que Curitiba possa registrar um novo recorde de calor nesta segunda-feira.

    Veja também: Estudo aponta surgimento de área similar a deserto no Brasil