Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    STF derruba decisão favorável a Francischini, fome atinge 33 milhões e mais de 8 de junho

    Confira os destaques do 5 Fatos da manhã desta quarta-feira

    A decisão da Segunda Turma do STF contra a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que cassou o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União Brasil) e o aumento da insegurança alimentar no Brasil estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã desta quarta-feira, 8 de junho.

    Decisão do STF

    Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou contra a decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques derrubando a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União Brasil). Votando por manter sua decisão monocrática, Nunes Marques citou a falta de elementos probatórios e o “ineditismo da interpretação adotada pelo TSE”.

    Fome no Brasil

    A pandemia agravou a fome no Brasil, que tem atualmente 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer – número que aumentou quase 50% em pouco mais de um ano. São 14 milhões de brasileiros a mais em insegurança alimentar grave em 2022, na comparação com 2020.

    Cúpula das Américas

    A decisão do presidente do México de boicotar a Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles (EUA), tornou inútil o trabalho de meses do presidente norte-americano Joe Biden e outros altos funcionários para convencê-lo a comparecer. Agora, os principais países da América Central estão seguindo a liderança do presidente Andrés Manuel López Obrador, enviando apenas delegados de nível inferior em vez de seus líderes.

    Reserva de ações da Eletrobras

    Os trabalhadores interessados em reservar as ações da Eletrobras utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm até esta quarta-feira (8) para realizar a operação. O valor mínimo para a aplicação é de R$ 200 por trabalhador, sendo possível utilizar até 50% do saldo disponível na conta do FGTS.

    Frio chega ao Sudeste

    Uma massa de ar polar que se aproxima do Sudeste, vinda do Sul, promete derrubar as temperaturas nessa região do país nesta semana. Faltando duas semanas para o inverno, algumas capitais brasileiras já devem começar a sentir os efeitos de uma intensa massa de ar polar que avança na madrugada da quinta-feira (9) sobre o Brasil, trazendo o frio para todo o Centro-Sul, segundo a Climatempo.

    Tópicos