STF decide sobre CPI da Covid, multa para navio no Egito e mais de 14 de abril
5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a CPI da Covid-19, a análise das anulações do ex-presidente do Lula na Corte e a indenização que o Egito pede para a liberação do navio Ever Given estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta quarta-feira, 14 de abril de 2021.
CPI da Covid
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje se aprova a abertura da CPI da Covid no Senado para apurar as ações do governo federal no combate à pandemia. Os ministros vão votar se concordam ou não com o posicionamento do ministro Luís Roberto Barroso, que já se mostrou favorável a investigação.
Estados e municípios investigados
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu que a CPI da Covid, se aprovada pelo Supremo, vai investigar além do governo federal o uso de recursos da União repassados a estados e municípios.
Processos de Lula
Começa hoje o julgamento sobre as anulações das condenações que a Operação Lava Jato impôs ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início de março, o ministro Edson Fachin decidiu que a Justiça do Paraná era parcial e, por isso, não poderia julgar Lula, transferindo os processos para o Distrito Federal.
Morte de deputado federal
Morreu, nesta terça-feira (13), o primeiro deputado federal em decorrência da Covid-19. José Carlos Schiavinato, do Progressistas do Paraná, tinha 66 anos e já havia também perdido a esposa por causa da doença.
Ever Given
O navio Ever Given foi desencalhado, mas ainda continua parado no Canal de Suez. Um tribunal egípcio ordenou que a empresa proprietária do cargueiro pague o equivalente a cerca de R$ 5,1 bilhões em indenização para que o navio seja liberado. O valor seria utilizado para recompor as perdas provocadas pela interrupção do tráfego marítimo na região.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br