Sobe para 4.400 o número de brasileiros ilhados no exterior
Aumentou para 4.400 o número de brasileiros que entraram na fila do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para serem repatriados em virtude da pandemia do novo coronavírus. A CNN apurou que, em apenas quatro dias, o grupo de assistência consular do Itamaraty registrou um aumento de 42% na fila.
Na última quinta-feira, total chegava a 3.100, mas a Europa acrescentou 1747 novos casos à lista, o que contribuiu para o aumento da fila, ainda que outras regiões tenham observado redução no número de brasileiros buscando assistência do governo para retornar ao Brasil. Fontes diplomáticas relataram à CNN que Portugal foi o país que mais contribuiu com o aumento.
Então, 3.313 brasileiros em 19 países da Europa ainda esperam suas repatriações. Outras 481 pessoas estão espalhadas por 14 nações na Ásia e na Oceania. Na América do Sul, são 436 brasileiros em 4 países. Outros 254 cidadãos aguardam repatriação em 14 países do Oriente Médio. Completam a lista, ainda, 80 brasileiros em 23 países da África e 77 pessoas em duas nações das Américas Central e do Norte.
Ao todo, 19,3 mil pessoas já foram trazidas de volta ao Brasil com o apoio das embaixadas e consulados espalhados pelo mundo. Em coordenação com outros ministérios, como o Turismo e a Defesa, o Ministério das Relações Exteriores tem oferecido voos fretados para repatriar brasileiros ilhados em locais sem disponibilidade de voos comerciais convencionais. A rede de assistência consular brasileira atua ainda para liberar o espaço aéreo para voos de repatriação e negocia a realização de novos voos com companhias aéreas.