Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sistemas de tecnologia do governo do Rio Grande do Sul são afetados por enchentes

    Água avançou rapidamente no local, atingindo o quadro elétrico, fontes de alimentação e geradores

    Ruas alagadas em Porto Alegre
    Ruas alagadas em Porto Alegre 05/05/2024REUTERS/Renan Mattos

    Thomaz Coelhoda CNN*

    São Paulo

    Por conta do alagamento provocado pelo desligamento das casas de bombas próximo à rotatória de Cuias, em Porto Alegre, o quadro elétrico e o datacenter do estado foram desligados nesta segunda-feira (6) pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS).

    Segundo a Procergs, a água avançou rapidamente, atingindo o quadro elétrico, fontes de alimentação e geradores, tornando o desligamento inevitável. Esse processo levou um tempo até que todos os serviços ficassem indisponíveis.

    Sites como os da Polícia Militar, do Governo do estado e da Polícia Civil foram afetados e ficaram fora do ar. Os sistemas continuam instáveis até o momento da publicação.

    A Procergs afirmou que o objetivo foi preservar a infraestrutura instalada e permitir o retorno dos serviços sem perda de dados. Disse ainda que estão trabalhando para restabelecer as condições normais o mais rápido possível.

    Desligamento da casa de bombas

    A casa de bombas 16, localizada próxima à Rótula das Cuias, em Porto Alegre, teve sua energia elétrica desligada pela CEEE Equatorial por medidas de segurança, conforme comunicado emitido pela Prefeitura de Porto Alegre, nesta segunda (6).

    A ação provocou um alagamento na região, que, segundo a Procergs, foi um fator fundamental para o desligamento do Datacenter.

    Segundo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a região estava completamente alagada. Melo recomendou aos moradores que buscassem áreas seguras e evitassem permanecer nos andares térreos das residências.

    (*Sob supervisão de Felipe Andrade)